sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Não foi dessa vez! hahaha

Apesar do descabelamento, como até hoje vem acontecendo, no fim deu tudo certo!! Consegui escrever a tal matéria. É claro que quando eu a ler amanhã vou encontrar uma série de defeitos, vou querer mudar alguma coisa. Isso vai se agravando com o passar dos dias. Meus testos tem um prazo de validade muito curto comigo. Eu nunca me canso de lê-los (se eu não os ler, quem irá?), nunca me canso de critica-los, ama-los e odia-los.

Então agora postarei pela primeira vez uma matéria nesse espaço sombrio (costumo postar essas coisas nesse: http://www.cale-se.blog-se.com.br).

O BRIGADEIRO E A MAÇÃ

Por: Marina Nogueira Bártholo


De todas as frutas, a mais querida e procurada é a maçã. Ela é tão presente em casa e no mercado quanto brigadeiro em festa de aniversário. A maçã como o brigadeiro, é bem doce, só que não pode ser feita em casa. É bem difícil também encontrar alguém que tenha uma macieira no quintal. Já o brigadeiro é muito fácil de se fazer, em alguns minutos já se tem o brigadeiro na panela prontinho para ser devorado. Uma das coisas que mais influencia a produção da maçã é o clima. Para ter boas maçãs é melhor plantar sua árvore num lugar de clima mais frio.
A macieira é uma das árvores cultivadas há mais tempo e a maçã é uma das frutas que dura mais depois de ser extraída do pé. Por isso ela foi um alimento de grande destaque na Europa, Ásia e Estados Unidos durante milênios. Pena esses países não terem conhecido o nosso brigadeiro. É nosso porque é um doce totalmente brasileiro. Ele foi criado aqui logo após a Segunda Guerra Mundial e também é chamo de negrinho. O brigadeiro foi inventado a partir da dificuldade de se obter ingredientes frescos para a confecção de doces. Então tiveram a idéia de misturar leite condensado e chocolate. Nosso famoso doce recebeu esse nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, que era político e candidato à presidência da República na época.
Para variar os tipos de brigadeiro nos resta usar a criatividade. Dependendo da maneira que se faz, ficam mais rígidos ou mais cremosos, diversificando a maneira de se comer. Quando fazemos brigadeiro em bolinha, podemos optar em o que usar para cobrir e enfeitar o brigadeiro, como granulados coloridos ou até mesmo coco ralado. Existe até brigadeiro branco! É feito de chocolate branco, para quem gosta chega a ser tão bom quando o de chocolate comum.
Existem várias espécies de maçãs e elas variam bastante de cor, como as vermelhas, amarelas e verdes. Algumas espécies se diferenciam também pela tonalidade de suas cores. Há mais de 7.500 espécies de maçãs que se encontram em climas temperados e subtropicais. Como elas necessitam de geadas para florescer, não são encontradas em áreas tropicais como na maior parte do Brasil.
As maçãs, além de tudo, são bastante nutritivas. Elas têm o poder de manter o colesterol num nível bom por causa da pectina encontrada na casca. A pectina também ajuda a emagrecer, pois ela absorve as gorduras e a glicose, que em grande quantidade faz mal à saúde. Tudo isso somado ao à grande quantidade de potássio na maçã, ajuda muito o coração. O brigadeiro também tem substâncias necessárias ao nosso corpo. Como tem muita glicose, deve ser comido de forma controlada, pois a glicose faz engordar. Tudo em exagero, mesmo que muito gostoso, faz mal.
Agora devo explicações. Passei um tempo durante a tarde lendo notinhas no site da Revista Recreio pra tentar captar a linguagem para o público infantil. A linguagem não é muito rebuscada mas não subestima os pequenos, que cá entre nós são bem esquisitos, não parecem nada com as crianças da minha infância. É assustador escrever pra eles! Tentei ao máximo usar essa tal linguagem abstrata, mas já começo a achar que falhei em alguns aspectos.
Reparei principalmente que a revista investe em curiosidades! Criança é curiosa, e as de hoje prezam muito por informação. Por isso resolvi tirar do tema a origem do brigadeiro, informações sobre a maçã e as outras coisas que estão no texto.
Como sempre, depois de escrever algo, eu me pergunto: "Eaí, vc paga por esse seu trabalho?". Hoje eu respondí (nada diferente das outras vezes): "Caro!!". É isso aí. Apesar das várias inseguranças, eu pago meu trabalho. Alguém tem que começar a fazer isso, né?
Agora começo a sentir minhas costas e já sinto o delírio do sono, então vou juntar minhas últimas forças para tomar um bom banho e cair dura!!!

Nenhum comentário: