segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A DOUTRINA DO FIM

Tenho escutado muito sobre como se deve levar a vida. Ontem acompanhei minha amiga a uma missa católica em seu bairro aqui no México. Detesto participar dessas ocasiões, mas estar em contato com o que não creio e com o que é a opinião avessa à minha sempre faz brotar em mim bons argumentos e me faz mais convicta em que acredito.
O padre, muito piadista, diga-se de passagem, falava de como devemos lidar com as situções mundanas. Disse que devemos nos manter longe dos sentimentos do mundo, absorve-los o mínimo possível, porque esse mundo é passageiro. Assim, um casal não deve se encantar muito um com o outro porque mais cedo ou mais tarde um deles vai morrer, e aquele que ficar se sentirá desamasiadamente triste. Em resumo, segundo o padre e sua doutrina católica, não devemos mergulhar nas emoções do mundo, pois a vida aqui tem um fim. Logo, devemos dedicá-la a deus, porque é ao encontro dele que vamos- ou deveríamos ir- quando morremos.
A cada frase discordava cada vez mais do padre e me lembrava das múltiplas razões que tenho para não participar de nenhuma igreja ou religião. Isso vai contra minhas verdades. Segundo o padre, devemos dedicar nossa vida a deus... Viver intensamente uma paixão, conhecer as coisas do mundo, sofrer perdas e comemorar conquistas, sonhar e realizar-se na vida com o que o mundo tem a oferecer, viver a vida e todas essas coisas que devem nos fazer felizes e vividos são proibidas? O que fazemos aqui então?!
Isso tudo se encaixa perfeitamente no que falei há alguns posts atrás... Nossa vida se embasa em no que acreditamos... Há quem acredite no fim e quem acredite no começo. A igreja católica, como a maioria das igrejas, acredita no fim... Assim seus fiéis passam a vida esperando e temendo por ele.

Um comentário:

Zingador disse...

Bem forte isso. Mas se tem um fim tudo isso, mais um motivo para viver intensamente, se jogar mais. Não creio que Deus não nos queira ver felizes, amando cada vez mais e etc, etc, etc.
Mas se um dia for a esse lugar - já não gosto de missas - não entrarei em nenhuma igreja com esse fim.
Abraço perfumado minha querida