sexta-feira, 4 de julho de 2008

ACASO

"De tudo ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro." [Fernando Sabino, O encontro marcado.]

Essas palavras eu já buscava há tempos e caíram em minhas mãos na hora certa. No momento em que o presente se desfez frente a meus olhos, esta citação me forneceu a idéia da possibilidade de um novo horizonte e a certeza de que, desta vez, eu deveria fazê-lo surgir resultado de minhas próprias escolhas. Cabe a mim revelar sua amplitude.

Há chegada a hora de escolher por completo o que fazer de meu futuro próximo. Mais difícil que continuar é começar. Alcancei a estaca zero; me descontruí; me perdi. Agora me dou a chance de ser. Nunca as escolhas foram tão claramente responsáveis pelo devir.
A certeza de que estava sempre começando faz parte de mim. Sempre me senti assim e nunca fui incapaz iniciar algo novo.
A certeza de que era preciso continuar adquiri depois de muitos erros e depois de quando as coisas passaram a aparentar superficiais. Daí aprendi a desbravar de tudo um pouco.
a certeza de que seria interrompida antes de terminar demorou a se estabelecer, mas quando ela se fez muitas respostas vieram. Assim, sinto a necessidade de saber lidar com o acaso para que, o mais breve possível, eu tenha prática em fazer da interrupção um caminho novo.
Estou neste ponto.
“É com os acasos que nos atiram da direita e da esquerda que urdimos o nosso destino. Acreditamos dizer o que queremos, mas é quem nos fez falar pela primeira vez que fala escondido por dentro das nossas palavras.” [Jacques Lacan]

Nenhum comentário: